quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Como dar nome para espécies

              


Conhecimento prévio

        Para poder nomear uma espécie, precisamos primeiro saber do que ela se trata. Espécie é um conjunto de seres vivos que compartilham semelhanças morfológicas, bioquímicas e cariotípicas. Além disso, devem viver na mesma área geográfica (ao mesmo tempo), serem capazes de cruzar entre si e gerar prole fértil e devem estar isolados de outros grupos com as mesmas características. 

        Podemos citar como exemplo, o cavalo e a égua. Eles podem acasalar-se e dar origem a um descendente fértil, isto é, que também pode gerar seus próprios descendentes. Dizemos, então, que cavalos e éguas são animais que pertencem a uma mesma espécie. Entretanto se um jumento fecundar uma égua, dará origem a uma mula ou um burro, que não são férteis; portanto o jumento e a égua não são da mesma espécie.


Tudo que você precisa saber para nomear uma espécie!

       Suponhamos que você tenha descoberto uma planta nova e queira nomeá-la em homenagem ao seu professor de biologia favorito, siga os seguintes passos para executar essa tarefa corretamente.

       Passo 1

       A sua espécie deverá ser binomial, ou seja, composta por duas palavras:
  • paimus 🆇
  • Alium cepa

       Passo 2

       Com relação as duas palavras que comporão o nome final, a primeira representa o gênero da espécie e a segunda, o epíteto específico, que diferenciará a espécie das outras do mesmo gênero.
  • felis 🆇
  • Felis catus

       Passo 3

       Já reparou que as espécies são escritas com palavras engraçadas? Não é coincidência, elas seguem um padrão! Nomes de espécies devem ser escritos com palavras originárias do latim ou latinizadas, por ser uma língua morta que não está sujeita a mudanças.
  • gorda orca 🆇
  • Orcinus orca

       Passo 4

       Por último, mas não menos importante, a primeira palavra, o gênero, deve iniciar por letra maiúscula, enquanto a segunda, o epíteto específico, por letra minúscula. Note, também, que o nome da espécie deve estar grifado, em itálico, negrito ou sublinhado.
  • paim lindo 🆇
  • Ananas comosus ✅

       Agora, nomeia a espécie que você descobriu!

       Você já sabe que ela é do gênero "orchidaceae", portanto, metade do trabalho está pronto. Para compor a segunda palavra, você consultou especialistas em latim, pois deseja latinizar a palavra "paim", após a pesquisa, o resulta será "paium". Portanto, a espécie será: Orchidaceae paium. Parabéns! 👏