Para manter a organização e encontrar com facilidade diversos itens e informações no nosso dia a dia, nós, seres humanos, sentimos a constante necessidade de classificar tudo a nossa volta. Na Biologia, isto não é diferente, a classificação é muito importante e tem sido feita desde os tempos de Aristóteles, quando o importante filósofo classificava, por exemplo, os animais entre os organismos que possuíam sangue e aqueles que não possuíam. Mesmo que não fosse adequado, esse sistema facilitou a vida de muitos cientistas da época.
Em 1735, porém, Karl von Linné, também conhecido como Lineu, propôs um novo sistema classificatório onde os seres foram divididos em grupos chamados táxons, originando a chamada Taxonomia. Dessa maneira, haveria grupos de maior abrangência, intitulados reinos, até grupos de menor abrangência, intitulados espécies. As categorias propostas pelo cientista foram: reino, classe, ordem, gênero e espécie.
Atualmente, as principais categorias taxonômicas, de maior a menor abrangência, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Desta forma, um reino agrupa filos de organismos com características semelhantes, os quais agrupam classes semelhantes e assim por diante. Um gênero, por sua vez, agrupa espécies semelhantes, que é a mais básica categoria taxonômica de classificação.
Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/content/pictures/2002-11-142-02-i005a.jpg
Como exemplo podemos citar a classificação taxonômica da espécie humana:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primata
Família: Hominidae
Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens
Nenhum comentário:
Postar um comentário