quinta-feira, 18 de julho de 2019

Moluscos (Filo Mollusca)

Moluscos

          Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
         Alguns moluscos podem ser utilizados na alimentação humana, como as lulas, os polvos e as ostras. Por outro lado, há espécies que podem representar prejuízo à agricultura, como as lesmas e os caracóis, que danificam plantações, quando em desequilíbrio populacional. Há também aqueles que representam perigo à saúde humana, pois estão relacionados com o ciclo de algumas doenças. 
          Abaixo seguem slides elaborados por alunos da turma 206, que explicam detalhadamente as características e a classificação desses animais.











Para assistir ao vídeo sobre moluscos: https://www.youtube.com/watch?v=eg0JZaxiZnA

Anelídeos (Filo Annelida)

Anelídeos


          Os anelídeos são animais pluricelulares de corpo cilíndrico e alongado, pertencentes ao filo Annelida – que apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Eles são internamente segmentados por anéis denominados metâmeros e têm como seus principais representantes as minhocas e as sanguessugas.


MINHOCAS


          As minhocas possuem uma grande importância para o meio ambiente e, principalmente, para a agricultura. Podemos afirmar isso, pois por meio de suas fezes, é formado o húmus (matéria orgânica em decomposição que contém fósforo, nitrogênio e potássio, sendo muito nutritiva para as plantas). Além disso, ao se locomoverem dentro do solo, as minhocas cavam diversos tuneis que facilitam a aeração das raízes das plantas, permitindo uma melhor penetração da água das chuvas.


SANGUESSUGAS


          As glândulas salivares desses animais secretam substâncias anticoagulantes e, por esse motivo, eles atuam de maneira muito significante na medicina. Por exemplo, na Europa e Estados Unidos, as sanguessugas já estão sendo utilizadas nas cirurgias plásticas e reconstrutivas, pois podem provocar uma pequena hemorragia (que imita a circulação venosa), ajudando a restabelecer a circulação sanguínea na delicada área onde o enxerto foi aplicado.  

          Abaixo, seguem slides elaborados pelos nossos colegas da turma 206, explicando um pouco mais sobre o grupo e detalhando suas estruturas, reprodução e classificação.










Nematóides (Filo Nematoda)

Nematóides

     Nematóides são organismos cilíndricos e de simetria bilateral. São todos triblásticos e pseudocelomados, possuidores de uma cutícula de colágeno. O esqueleto destes animais é hidrostático e possuem sistema digestório completo: boca, faringe, moela, intestino e ânus, são enterozoários completos, vale notar que são também protostômios.
     Os animais do filo nematoda também têm sistema excretor — o "órgão H" — e sistema nervoso — como um anel nervoso pereesofagiano. E reproduzem-se de maneira sexuada, são dióicos e de dimorfismo sexual. São também animais de vida livre, apesar de alguns serem parasitas.










Platelmintos (filo Platyhelminthes)

     Os integrantes desse filo já passaram por um grande processo evolutivo para ser o que são. Planárias, tênias e outros animais, os primeiros triblásticos, também apresentam a apomorfia da bilateralidade. Parasitários ou de vida livre, aquáticos ou terrestres, os animais desse filo possuem grande variedade no planeta, com mais de 20 mil espécies. São portadores de capacidade de locomoção direcionada/coordenada, protostomia e os primeiros a possuírem uma espécie de sistema excretor. Acompanhe mais detalhes desse filo nos slides abaixo elaborados pelo nosso grupo.












Cnidários (Filo Cnidaria)

Cnidários



          Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas. 
          Os representantes desse grupo foram os primeiros animais a apresentar uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células. Além disso, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.
          Abaixo seguem slides elaborados por alunos da turma 206, que explicam detalhadamente as características, a reprodução, a locomoção e a digestão desses animais.