quinta-feira, 18 de julho de 2019

Anelídeos (Filo Annelida)

Anelídeos


          Os anelídeos são animais pluricelulares de corpo cilíndrico e alongado, pertencentes ao filo Annelida – que apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Eles são internamente segmentados por anéis denominados metâmeros e têm como seus principais representantes as minhocas e as sanguessugas.


MINHOCAS


          As minhocas possuem uma grande importância para o meio ambiente e, principalmente, para a agricultura. Podemos afirmar isso, pois por meio de suas fezes, é formado o húmus (matéria orgânica em decomposição que contém fósforo, nitrogênio e potássio, sendo muito nutritiva para as plantas). Além disso, ao se locomoverem dentro do solo, as minhocas cavam diversos tuneis que facilitam a aeração das raízes das plantas, permitindo uma melhor penetração da água das chuvas.


SANGUESSUGAS


          As glândulas salivares desses animais secretam substâncias anticoagulantes e, por esse motivo, eles atuam de maneira muito significante na medicina. Por exemplo, na Europa e Estados Unidos, as sanguessugas já estão sendo utilizadas nas cirurgias plásticas e reconstrutivas, pois podem provocar uma pequena hemorragia (que imita a circulação venosa), ajudando a restabelecer a circulação sanguínea na delicada área onde o enxerto foi aplicado.  

          Abaixo, seguem slides elaborados pelos nossos colegas da turma 206, explicando um pouco mais sobre o grupo e detalhando suas estruturas, reprodução e classificação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário